Transcrição de áudio em texto

O que é transcrição de áudio em texto?


A transcrição de áudio em texto também é conhecida como degravação de áudio ou decupagem. Trata-se da tarefa de converter em texto as falas de vozes presentes em uma gravação.

São dois os principais tipos de transcrição de áudio: (1) transcrição de áudio literal; e (2) transcrição de áudio editada.

Tipos de transcrição de áudio


A realização de uma transcrição de áudio depende da sua finalidade. A transcrição de áudio literal preserva as características da oralidade. A comunicação oral flexibiliza conjugação verbal e concordância nominal além de acrescentar contrações como "né", "tá" e expressões como "tá legal". As hesitações e gaguejos são anotados.

Entre os tipos de transcrição de áudio literal oferecemos os seguintes formatos de entrega: (1) transcrição de áudio literal jurídica; (2) transcrição de áudio acadêmica; (3) transcrição de áudio editada; e (4) elaboração de Ata.

Transcrição de áudio literal jurídica


Este documento não promove cortes e tenta respeitar a oralidade. Até mesmo gaguejos são anotados, "o... o... o... rato roeu a roupa do rei de Roma", assim como as hesitações "eh... o... o doutor juiz falou o que mesmo?".

Esse tipo de transcrição de áudio é ideal para a Justiça.


Transcrição de áudio acadêmica


Já a transcrição de áudio acadêmica promove cortes embora mantenha aspectos da oralidade como os erros de conjugação verbal e concordância nominal. No caso de gaguejos são promovidos cortes como "o... o... o... o gato comeu", assim como as hesitações são eliminadas em "eh... o... o professor disse o que mesmo?".

Esse tipo de transcrição é recomendado para trabalhos acadêmicos.

Transcrição de áudio editada


A transcrição de áudio editada já privilegia a comunicação formal, com ajustes gramaticais visando sua publicação em revistas ou jornais ou ainda cartórios. Os primeiros são jornalísticos e o último é em formato de ata.

A transcrição de áudio editada tem por finalidade facilitar a leitura. Assim é dada ênfase no aspecto gramatical, onde são feitas as correções de erros de fala – ajustes de concordâncias verbal e nominal – assim como intervenções, cortes e inversão de palavras ou frases que mais se adequem à leitura.

Transcrição de áudio para Ata


A transcrição de áudio para Ata quase nada tem de transcrição se não a audição da gravação, interpretação, resumo e atribuição daquelas ideias a cada falante. Normalmente as atas são usadas em reuniões empresariais, reuniões de condomínios e outras, em que o poder de síntese é necessário ser exercitado, sem perder de vista a essência do conteúdo.

Fases do processo de produção de transcrição de áudio em texto


As fases necessárias à transcrição de áudio são cinco: (1) audição de reconhecimento; (2) transcrição de áudio; (3) revisão 1; (4) revisão 2; e (5) auditoria.

É necessário respeitar essas cinco etapas para poder garantir a qualidade. Portanto nos causa estranhamento a afirmação de que um transcritor leva apenas 4 ou 5 horas para transcrever 60 minutos de áudio. Se o item qualidade for levado a sério, é necessário obedecer rigorosamente cada etapa da produção.

Fase de reconhecimento do áudio


A fase de reconhecimento do áudio dura 10 minutos, é onde o transcritor começa a entender de que se trata o assunto e toma contato com as vozes dos falantes, seu sotaque e as características do áudio (ruído de fundo, etc.).

Fase de transcrição de áudio


A fase de transcrição de áudio é a mais demorada, um transcritor qualificado e experiente pode digitar até 60 palavras por minuto de trabalho. Mas os falantes produzem normalmente 150 palavras por minuto, portanto leva-se entre 4 a 5 horas para digitar 1 hora de áudio.

Fase da revisão 1 da transcrição de áudio


A fase de revisão 1 da transcrição de áudio de 60 minutos pode levar cerca de 3 horas de trabalho e isso depende dos erros que o revisor encontrar na transcrição. Transcritores novos tendem a cometer mais erros. Nessa fase são contados os erros encontrados pelo revisor.

Fase da revisão 2 da transcrição de áudio


Na fase de revisão 2 da transcrição de áudio ocorre quando o revisor encontra um certo número de erros na fase anterior. Caso seja abaixo de um índice seguro determinado por transcritor através de seu histórico de produção, o revisor opta por fazer a revisão 2.

Fase de auditoria da transcrição de áudio


A fase da auditoria da transcrição de áudio tem por finalidade garantir ao cliente que os transcritores estão sendo monitorados. Eventualmente é escolhido um arquivo para auditoria, principalmente quando o transcritor tem menos experiência. Essa fase é especial para todos: é a fase em que o transcritor passa por uma orientação detalhada sobre seu trabalho.

Preço da transcrição de áudio


Como é definido o preço da transcrição de áudio? Através da escuta de cada áudio de seu projeto, levando em conta as dificuldades ou facilidades que encontramos em seu lote de áudios. Assim, os preços são demonstrados por arquivo e você sabe que estão previstas a produção de 1 transcrição de áudio e 2 revisões, o que garante um nível de qualidade de 99% de acertos. Temos um programa de treinamento adequado para que tudo isso seja possível.

Link Relacionado




Exemplo de transcrição de áudio supereditada

A transcrição de áudio supereditada traz cortes e intervenções mais vigorosas do transcritor-revisor sobre o conteúdo do áudio a ser trans...